A doença crônica que pode acompanhar Anitta pro resto da vida; Veja 4 sintomas que a maioria das mulheres ignoram


A cantora Anitta revelou na mídia social que foi diagnosticada com endometriose, que é uma doença crônica que afeta as mulheres em idade reprodutiva.

A artista usou o Twitter para fazer uma longa declaração sobre os últimos nove anos que ela passou sentindo dor após o sexo.
Anúncio Publicitário


Anúncio Publicitário

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 180 milhões de mulheres sofrem de endometriose, sete milhões delas somente no Brasil.

O que é endometriose?

A endometriose é caracterizada pela presença de endométrio fora do útero.


Anúncio Publicitário

A doença é causada por uma infecção ou lesão resultante do acúmulo, em outras partes do corpo, de células que revestem o interior do útero (o endométrio) e são derramadas com a menstruação.

Como as chamadas células endometriais são regularmente derramadas junto com o fluxo menstrual, elas continuam a se acumular fora da cavidade uterina, principalmente na bexiga, ovários, tubos uterinos e intestinos. Em casos graves, eles podem formar nódulos que, se não forem tratados a tempo, tendem a afetar a função de outros órgãos.

Sintomas de endometriose

Além das cólicas graves e muitas vezes debilitantes, a endometriose é frequentemente associada a outros sintomas, tais como dor profunda na vagina ou na pélvis durante o ato sexual, ou dor pélvica contínua, mesmo que não relacionada à menstruação.


Outros sintomas comuns da endometriose são constipação ou diarreia durante o período menstrual e dor durante os movimentos intestinais ou urinação.

A endometriose leva uma média de sete anos para ser diagnosticada.
Apesar da frequência com que afeta as mulheres em idade reprodutiva, a endometriose pode levar tempo para ser diagnosticada: o tempo médio estimado entre o início dos sintomas e o diagnóstico definitivo é de cerca de sete anos, de acordo com um documento de 2021 da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Anitta disse que vários médicos lhe disseram que ela estava sofrendo de uma infecção do trato urinário, mas ela tomou todos os cuidados recomendados e a dor nunca parou.

No caso de Anitta, foram “nove anos de sofrimento” até que ela foi diagnosticada com endometriose.

“Eu tentei tudo o que os médicos me disseram. Todos os truques, dicas, técnicas que os médicos ou o Google me deram. E em nove anos levei nove anos para tentar uma solução, mas eles nunca me pediram uma ressonância magnética”, disse Anitta.


A cantora descobriu o diagnóstico recentemente, quando foi ao hospital para acompanhar seu pai, que foi tratado de câncer de pulmão após sofrer um derrame e foi submetido a uma cirurgia em junho. Na época, Anitta contou ao médico sobre as fortes dores que sofria e foi submetida a uma ressonância magnética, que detectou endometriose.

“Façam algumas pesquisas, rapazes. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Ela tem vários efeitos colaterais, em todos os sentidos de uma só maneira. Ela pode se espalhar para a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Há vários tratamentos. A minha terá que ser operada”, disse Anitta, que também criticou a falta de informação que as mulheres enfrentam.


Tratamentos de endometriose

No Sistema Único de Saúde (SUS) existem dois tipos de tratamento para endometriose.

O tratamento clínico visa neutralizar o estímulo hormonal do estrogênio nos locais de endometriose, proporcionando uma melhora nos sintomas da doença, associada a medicamentos para controle da dor. Em pacientes que não desejam engravidar, são utilizados contraceptivos hormonais.

O tratamento cirúrgico é indicado quando os sintomas são graves, incapacitantes, quando não há melhora com tratamento empírico com contraceptivos orais ou progestagênios, em alguns casos de endometriomas, distorção da anatomia das estruturas pélvicas, aderências, obstrução do trato intestinal ou urinário, e para pacientes com infertilidade associada à endometriose.



Anúncio Publicitário

fonte: noticiaemdestaque.com