URGENTE: Defesa Civil alerta perigo de rompimento de barragem em Pará de Minas

PUBLICIDADE

Na noite deste domingo, 9, a prefeitura de Pará de Minas, a 83 quilômetros da capital Belo Horizonte (MG), emitiu alerta máximo para os moradores do entorno da Barragem do Carioca, que faz parte da PCH da usina Santanense. De acordo com Defesa Civil do município, a estrutura apresenta alto risco de rompimento e pode atingir ainda a zona rural das cidades de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará. 
PUBLICIDADE



No comunicado feito pelo 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros,  por volta das 19 horas, a orientação oficial era que os moradores que vivem abaixo da hidrelétrica deixassem suas casas imediatamente. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, um bombeiro alerta a população sobre o nível do rio São João que pode subir até 60 metros.

PUBLICIDADE
>

No começo da noite, a barragem que triplicou seu volume, de acordo com informações da prefeitura, já vertia água pelas laterais, inundando fazendas do entorno. Em caso de transbordamento, a água pode atingir as casas de moradores mais próximos em apenas 20 minutos.
PUBLICIDADE





A Igreja Nossa Senhora de Lourdes e o centro de saúde da cidade de Pará de Minas estão recebendo os moradores que estão desalojados e não têm parentes que possam acolhê-los.
PUBLICIDADE

 “Já verificamos e várias partes aqui da parte debaixo já inundou tudo. Isso é um alerta, não é fake news. Pedimos a compreensão das pessoas que estão próximas ao ribeirão aqui do São João e do Paciência para que desocupem suas casas, vai para lugares mais altos em casas de parentes ou pessoas que possam te ajudar”, alertou o prefeito Elias Diniz em vídeo.
PUBLICIDADE
fonte: mab.org.br

Comentários